Bem-vindo

Carlos Cidade eleito Presidente da Concelhia do PS/Coimbra com 69,06% dos votos

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Educação um desafio para as autarquias



A escola tem evoluído para uma organização cada vez mais complexa.
A questão da proximidade pode ser uma das condições-chave para desenvolver uma melhor Escola.
A escola será sempre o local de prestação do serviço de Educação onde se farão sentir, e serão sempre maiores, as exigências de liderança e de responsabilização pelos resultados dos alunos, bem como as exigências de garantia da qualidade das aprendizagens.
A questão das transferências que se vão concretizando poderá colocar em causa ou não as competências próprias das escolas?
Reconhece-se que as importantes mudanças no primeiro ciclo do ensino básico só foram possíveis porque contaram com a disponibilidade das autarquias.
Uma das questões que se coloca, é a verificação da suficiência ou não dos recursos canalizados, quer humanos, quer tecnológicos e nomeadamente financeiros necessários ao cumprimento da sua missão, exigindo-se, em troca, transparência e rigor na sua utilização.
As alterações produzidas, abrem novos espaços de colaboração mais consequentes entre as autarquias e as escolas e partilha de responsabilidades.
Essa partilha tem-se desenvolvido em particular no âmbito dos jardins-de-infância e das escolas de primeiro ciclo, nos domínios da afectação de recursos humanos não docentes, de instalações e de equipamentos, bem como de apoio social escolar aos alunos.
Podemos imaginar facilmente um futuro em que as autarquias disporão de mais competências na afectação dos recursos necessários à actividade das escolas?
PARTICIPE, CONTRIBUA COM A SUA OPINIÃO!
Esperamos por si.
Abraço

Carlos Cidade