Bem-vindo

Carlos Cidade eleito Presidente da Concelhia do PS/Coimbra com 69,06% dos votos

terça-feira, 25 de maio de 2010

Encontro em Santo António dos Olivais



“Depois do dia 30, não há adversários internos. O partido só pode ganhar se estiver unido”, afirmou Carlos Cidade aos militantes de Santo António dos Olivais.

No âmbito da campanha para a Presidência da Comissão Política Concelhia do PS/Coimbra, Carlos Cidade encontrou-se na passada sexta-feira, dia 21/Maio, na Sede do PS em Coimbra com militantes da Secção de Santo António dos Olivais.
A sessão foi aberta por Linhares de Castro, secretário-coordenador desta secção. Além da apresentação dos intervenientes, manifestou o seu público apoio a Carlos Cidade, o que já tinha feito há dois anos.
Esta não foi uma sessão idêntica às realizadas em outras secções. Na verdade, o formato escolhido foi em tudo semelhante aos colóquios organizados por esta candidatura e realizados na Casa Municipal da Cultura.
O primeiro orador foi Manuel Machado, ex-presidente da Câmara Municipal de Coimbra e presidente da Comissão de Honra desta candidatura. Abordando o tema “Os Valores do PS e da República”, deu uma verdadeira aula de história da república, do país e do próprio partido. Duma forma detalhada e dentro do tempo possível, tivemos oportunidade de reviver a nossa própria história. No fim da sua intervenção, o que mais importa em toda ela, nas palavras do próprio, é a “Declaração de Princípios do PS, que é uma cartilha que deve ser lida”, para logo deixar um desafio a Carlos Cidade, na qualidade de futuro presidente da Concelhia: “Espero que haja no futuro um debate exclusivo sobre a Declaração de Princípios do Partido Socialista”.
Seguiu-se a intervenção de Reis Marques, mandatário desta candidatura e que abordou o tema “Olivais, Determinante Freguesia de Coimbra”. Aproveitando a embalagem da intervenção anterior, começou por fazer o diagnóstico a um dos escritores referido, Antero Quental, lembrando que ele “tomava banhos gelados em poços”, por causa da sua “bipolaridade”. Curiosidades históricas. Fez uma análise às características e potencialidades da maior freguesia de Coimbra e terminou, afirmando que a mesma “apoia Carlos Cidade”, tal como ele próprio o faz agora, pela primeira vez. Como disse, “esta é a única candidatura que nos pode fazer ganhar o poder da Câmara Municipal de Coimbra”.
O terceiro orador convidado foi Pedro Malta, que abordou o tema “Olivais Jovem com Património”. Como o próprio reconheceu, iria dizer algo que podia ser polémico, mas eram as suas ideias que queria partilhar com todos os presentes. Disse que era preciso “pensar na organização, a começar nas freguesias que temos” e se as mesmas tal como existem servem os seus fregueses? Considera que a organização deve ser pensada a nível nacional e defende a “extinção dos Governos Civis, que hoje não servem para nada”. Duma forma mais detalhada, abordou a questão do Turismo, apostando na vertente regional, desenvolvendo o turismo cultural, termal e de congressos. No caso concreto da freguesia dos Olivais, a sua aposta vai para o “turismo desportivo”. Terminou a sua intervenção, afirmando: “Tal como da outra vez, volto a apoiar Carlos Cidade de quem espero que crie espaço para os mais novos”.
Carlos Cidade começou por agradecer a todos, em especial à Secção dos Olivais e aos oradores, dizendo que uma das suas principais preocupações é “credibilizar o partido em Coimbra”, mostrando aos militantes, simpatizantes e a toda a população do concelho, “as opiniões que o partido tem sobre todos os assuntos que interessam ao concelho. É importante que todos saibam o que pensa o Partido Socialista em Coimbra”. Acredita que é possível a cidade atrair novos investidores e aproveitar as infra-estruturas existentes. Defendeu a criação de pontos de diálogo com outras cidades vizinhas, dado que para problemas comuns, podem existir soluções comuns. Sobre as eleições do próximo dia 29 e acreditando que vai ser o próximo presidente da Concelhia, afirmou que “depois do dia 30, não há adversários internos. O partido só pode ganhar se estiver unido”.
Houve ainda espaço para debate, onde intervieram: Hugo Duarte, considerando que a Concelhia de Coimbra não é um qualquer concelhia, pelo que também deve ter a preocupação de abordar questões nacionais; e Mário Carvalho, que afirmou que já se sente a mudança necessária, a começar na vida da própria sede partidária.
Por esta sessão/colóquio, está de parabéns a Secção de Santo António dos Olivais, o Secretariado da Secção e o seu secretário-coordenador, Linhares de Castro, que foi também o moderador deste interessante debate.
Neste encontro, Carlos Cidade foi acompanhado pelos seguintes membros da sua Comissão de Candidatura: Ana Rosa Vaz, António Sequeira, António Vilhena, Carlos Martins (Cazé), Carvalho Nunes, João André Amaral, José António Cortesão, Linhares de Castro, Maria Rosário Pimentel, Mário Carvalho, Moura e Sá, Pedro Miguel Martins e José Soares.
Saudações socialistas.
Coimbra, 25 de Maio de 2010.

PEL'A COMISSÃO DA CANDIDATURA DE CARLOS CIDADE
O Director da Comunicação,
josesoares.ps@gmail.com