Bem-vindo

Carlos Cidade eleito Presidente da Concelhia do PS/Coimbra com 69,06% dos votos

segunda-feira, 1 de março de 2010

O Compromisso


No sábado passado, a estrutura responsável do PS pela marcação das eleições para as Secções e Comissões Politicas Concelhias, decidiu as datas para a realização dos seus actos eleitorais internos.
É pública a minha candidatura à Presidência da Comissão Política Concelhia de Coimbra do PS, sendo total a minha disponibilidade e para todos os que me acompanham cumprir mais uma tarefa cívica e democrática, como um imperativo cívico, mas também com muita alegria
A força das convicções, são as mesmas que queremos reafirmar, por isso não posso deixar de saudar todos os aqueles que hoje reconhecem em mim a capacidade para liderar de forma responsável o futuro do PS em Coimbra.
Uma das grandes virtudes da democracia, é a confiança daqueles que nos propomos representar nos dão. E hoje já sinto a felicidade e indescritível sensação de ter a confiança de muitos. Uma confiança sincera e alegre que me responsabiliza e compromete, para respeitar.
Um compromisso é desde já por mim assumido com humildade, o de credibilizar o PS, de mudar como factor de inovação, de unir verdadeiramente, de abrir o partido, de respeitar todos e finalmente para tornar o PS ganhador. Por isso me apresento para uma MUDANÇA RESPONSÁVEL.
Esta mudança a que me proponho, só é importante, quanto importante fôr para a Cidade, porque considero que COIMBRA VALE A PENA.
Coimbra nos últimos 10 anos tem perdido população. Não existe alternativa que não seja no imediato a cidade ter como objectivo a curto prazo recuperar os seus 150.000 habitantes e a médio prazo atingir os 200.000 habitantes, se queremos continuar a ser uma cidade de média dimensão europeia.
Mas ao mesmo tempo deve definitivamente assegurar a igualdade de oportunidades e a participação da comunidade, nas suas várias vertentes e não menorizá-las como vem acontecendo no plano cultural.
Coimbra pode também voltar a ser com a envolvência das instituições com destaque para a nossa Universidade, uma cidade que está disponível para dar algo mais ao País, através da sua diversidade, de passar a ser entusiástica e viva e acolhedora das suas distintas comunidades.

Coimbra definitivamente tem que passar a ser competitiva num mundo global e deveria estar na linha da frente das cidades ecológicas, minimizando os custos/impactes ecológicos, através da implementação das energias alternativas, da melhoria da rede de transportes versus carro.
Coimbra tem que apostar a sua estratégia de desenvolvimento na base de uma visão nacional, senão mesmo ibérica, com um enquadramento de governo municipal integrado, através de uma estrutura preocupada com a Sustentabilidade Municipal, que ao nível da Câmara Municipal de Coimbra deve envolver os responsáveis por cada sector, mas também tem que envolver outros sectores estratégicos da Cidade.
Coimbra tem que definir programas de incentivo a uma cidadania activa, com destaque para o papel da Universidade e dos Estabelecimentos do Ensino Superior, as Escolas, as organizações da sociedade civil, entre tantas outras instituições quer científicas, quer empresariais.
Coimbra tem que melhorar as suas infra-estruturas com programas dirigidos aos espaços escolares, no plano da saúde pública, das redes básicas, do turismo, recreio e lazer. Coimbra neste plano tem que saber ser atractiva e sedutora.
A gestão do município terá que passar por garantir taxas e financiamentos sustentáveis, por meio dos incentivos fiscais, pela diferenciação positiva, numa lógica de eficiência e de controlo do desperdício.
Deixo ainda, a minha convicção de que um projecto para a Cidade, passa pelo sector da Saúde, e pelas indústrias do conhecimento ou a ele ligadas, dando emprego qualificado, através do mecanismo de incentivos da oferta de terrenos com compromissos sólidos com as empresas, utilizando o mecanismo das taxas para seduzir as empresas e não afastá-las, como tem vindo a acontecer.
É com empenhamento, com dedicação, e com muito sentido de responsabilidade, que assumo um compromisso claro e inequívoco com todos os militantes do PS, para fazer uma mudança responsável e para dar a Coimbra, um PS de que todos os cidadãos anseiam, porque Coimbra Vale a Pena.
Carlos Cidade

Publicado no Diário de Coimbra - 01-03-2010